21 livros recomendados para investidores por Warren Buffett

Posted by admin
Category:

Entre todas as indicações do megainvestidor há uma leitura brasileira, sobre os fundadores da 3G Capital

Um dos maiores investidores de todos os tempos do mercado financeiro, Warren Buffett é reconhecido por seu ávido interesse por livros. Em entrevistas, ele já chegou a mencionar que dedica 80% de seu horário de trabalho para as leituras.

Conforme contou no livro “Working Together: Why Great Partnerships Succeed”, ele alerta que não lê a opinião de outras pessoas. O importante, diz, é entender os fatos e então pensar em cima disso para construir as próprias ideias.

Com essa paixão tão grande por leitura, é igualmente grande a curiosidade de seus seguidores por quais livros lê e recomenda. Para saciar esse interesse, o site norte-americano Business Insider repassou mais de 20 anos de entrevistas e cartas em que Buffett cita livros de seu interesse e chegou a uma lista de 21 títulos.

A maioria dos livros está em inglês, mas podem ser encontrados no Brasil, seja em lojas físicas ou virtuais. Confira, a seguir, algumas das leituras que ajudaram um dos maiores investidores de todos os tempos a investir melhor:

“O Investidor Inteligente”, por Benjamin Graham

Um dos maiores clássicos quando se trata de mercado financeiro, é tido como uma Bíblia dos investidores. A obra trata essencialmente da filosofia do “value investing”, explorando em detalhes como funciona essa estratégia que tem como foco o longo prazo e ativos sólidos.

“Security Analysis”, por Benjamin Graham e David L. Dodd

Publicado em 1934, poucos anos após a Crise de 29, o livro continua atual, superando a marca de mais de um milhão de vendas em suas cinco edições. Graham explora os fundamentos essenciais para um investidor em detrimento do especulador. A ideia, basicamente, é entender o valor que está por trás dos ativos, alertando contra movimentos irracionais do mercado.

“Common Stocks and Uncommon Profits”, por Philip Fisher

O guru dos investimentos Philip Fisher aborda uma série de questões envolvendo a estratégia “growth investing”. Uma das ideias é a de que os valuations e as publicações financeiras das empresas não são suficientes para avaliar a qualidade de um ativo; é preciso, sobretudo, analisar a gestão da empresa. Ele apresenta uma espécie de guia do que analisar para o investidor encontrar as melhores companhias do mercado.

“Stress Test: Reflections on Financial Crises”, por Tim Geithner

Secretário do Tesouro na gestão de Barack Obama, Geithner apresenta aos leitores os bastidores de como os EUA passaram por uma das piores crises financeiras de sua história. Os leitores podem ter uma ideia sobre as difíceis escolhas que os formuladores de políticas tiveram que tomar para reparar o sistema financeiro e evitar novas crises.

“The Essays of Warren Buffett”, por Warren Buffett

A obra é uma coleção de textos do próprio Buffett, principalmente de suas cartas aos acionistas da Berkshire. A seleção de textos oferece uma visão mais clara sobre o pensamento de um dos maiores investidores de todos os tempos, como ele identifica bons negócios e como investir pensando no longo prazo.

“Jack Definitivo: Segredos do Executivo do Século”, por Jack Welch

A autobiografia traz a história do ex-executivo da General Electric, eleito como o gestor do século pela revista Fortune. O livro oferece insights para técnicas de gestão e apresenta as habilidades e os desafios enfrentados pelo CEO de uma das maiores empresas norte-americanas. Welch narra como assumiu uma empresa em dificuldades e a transformou com fortes resultados.

“O Poder de Pensar Fora da Caixa”, por William Thorndike Jr.

O livro conta a história de oito CEOs e como esses líderes transformaram suas empresas em companhias de sucesso – todas elas tiveram retornos acima de 20 vezes o apresentado pelo S&P no longo prazo. Os executivos retratados comandaram as empresas General Cinema, Ralston Purina, The Washington Post Company, Berkshire Hathaway, General Dynamics, Capital Cities Broadcasting, TCI, e Teledyne.

“The Clash of the Cultures”, por John Bogle

O fundador do Vanguard Group, conhecido grupo na indústria de fundos mútuos com mais de US$ 3,5 trilhões sob gestão, conta como testemunhou a ascensão e o domínio dos especuladores de curto prazo no mundo dos investimentos. Bogle apresenta dicas práticas para contornar essa situação e criar estratégias bem-sucedidas de investimentos no longo prazo.

“Aventuras Empresariais”, por John Brooks

Essa foi uma recomendação de leitura de Buffett para Bill Gates, o fundador da Microsoft. O jornalista John Brooks, do New Yorker, narra 12 histórias memoráveis de empresas em Wall Street, passando por companhias como a Ford Motor, Xerox e General Electric. É tido como um dos melhores livros sobre jornalismo financeiro.

“Where Are the Customers’ Yachts?”, por Fred Schwed

Buffett declarou em sua carta aos acionistas de 2006 que esse era o livro mais engraçado já escrito sobre investimentos. A obra oferece uma série de anedotas e insights curiosos de Wall Street de modo leve para facilitar o entendimento.

“Essays in Persuasion”, por John Maynard Keynes

Publicado há quase um século, essa é uma coleção de textos de Keynes. Esse clássico é recomendado não apenas para o mundo dos investimentos, mas também para uma série de outras áreas do conhecimento. Para Buffett, essa obra permite entender melhor os mercados financeiros e os ativos negociados.

“The Little Book of Common Sense Investing”, por Jack Bogle

Mais um livro de Bogle na lista, o fundador do Vanguard Group tenta ajudar os leitores a usarem os investimentos em índices a seu favor para construírem riqueza. Escrito de modo leve, o livro é equilibrado entre estatísticas e gráficos e anedotas e conselhos.

“Poor Charlie’s Almanack”, editado por Peter Kaufman

O livro traz uma coleção de discursos e conversas de Charlie Munger, o braço direito de Warren Buffett e vice-presidente da Berkshire, abordando principalmente o processo de tomada de decisão. O livro é repleto de imagens, uma técnica incentivada por Munger para que a mente consiga reter as ideias de modo mais eficiente.

“The Most Important Thing Illuminated”, por Howard Marks

O presidente e cofundador da Oak Tree Capital relembra seus próprios erros e o que aprendeu ao longo de sua carreira para oferecer valiosos conselhos aos investidores. Marks pretende, em seu texto, ajudar os leitores a obterem sucesso ao analisarem com mais profundidade suas decisões.

“Sonho Grande”, por Cristiane Correa

O único livro brasileiro da lista conta a história dos três fundadores do 3G Capital, um dos principais grupos empresariais do Brasil e que conta com a participação de Buffett. O leitor encontra nessa obra os princípios da empresa que pavimentaram o sucesso do trio, como a meritocracia e os cortes de custos, e traz uma rara visão sobre como os líderes gerem suas equipes.

“First a Dream”, por Jim Clayton e Bill Retherford

Clayton conta nesse livro autobiográfico a sua história e como fundou a Clayton Homes, apresentando dicas para líderes e aspirantes a empresários. Buffett declarou que essa leitura foi a sua principal inspiração para, em 2003, investir na empresa de Clayton.

“Take on the Street”, por Arthur Levitt

O ex-presidente da Securities and Exchange Comission (SEC) aborda a qualidade das auditorias e dos padrões de contabilidade, trazendo alertas sobre como os investidores podem se proteger de Wall Street.

“Nuclear Terrorism”, por Graham Allison

O autor traz uma previsão assombrosa para os EUA: um ataque nuclear ao país é inevitável, a não ser que a estratégia política sofra mudanças. Essa foi uma indicação de leitura de Buffett aos acionistas para alertar todos aqueles preocupados com a segurança nacional norte-americana.

“Como Se Faz um Presidente da República”, por Theodore White

Vencedor do prêmio Pulitzer, White traz suas visões sobre a corrida presidencial de 1960, vencida por John F. Kennedy. A história conta em detalhes os desafios pessoais dos candidatos, escrito como se fosse uma novela política, algo inovador até então.

“Limping on Water”, por Phil Beuth e K.C. Schulberg

Essa recomendação de Buffett aborda dois aspectos muito importantes para as análises de companhias para investir: comportamento ético e performance financeira superior. O livro traz a história de Phil Beuth, narrando como um garoto com paralisia cerebral de uma família em dificuldades financeiras se transformou em um grande executivo de mídia.

“Warren Buffett’s Ground Rules”, por Jeremy C. Miller

O livro é uma compilação de cartas enviadas por Buffett entre 1956 e 1970, quando ainda liderava a Buffett Partnership Limited, que futuramente daria origem à Berkshire. Essa é uma oportunidade para aprender mais sobre a teoria e a prática nos investimentos.

Deixe uma resposta