O que é previdência privada?
A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública e não obrigatória.
Nos planos de previdência privada, é possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que ela será feita. Uma pessoa pode contribuir com R$ 100 uma vez por ano, por exemplo. Além disso, o valor investido em um plano de previdência privada pode ser resgatado pela pessoa se ela desistir do plano.
No momento em que é escolhido um plano é importante estar atento à forma de cobrança de impostos.
Existem dois planos de Previdência Privada no Brasil:
Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – É recomendado para pessoas com renda mais alta, pois o valor pago ao plano pode ser abatido no Imposto de Renda (desde que esse valor represente até 12% de sua renda bruta anual). Porém, quando o dinheiro é sacado, o imposto pago incide sobre o total acumulado no fundo. Por exemplo, se esse valor for de R$ 500 mil, o imposto será cobrado sobre este valor.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) – Sua diferença para o PGBL é que os aportes feitos ao fundo não podem ser abatidos no Imposto de Renda. Porém, quando o dinheiro é sacado, o imposto cobrado tem como base de cálculo somente o rendimento dos valores depositados e não sobre o capital aplicado.
Nos planos de previdência privada, é possível escolher se a renda recebida será por um determinado período ou se ela será vitalícia. Quem faz o plano também pode determinar que os filhos e a mulher continuem recebendo a renda se ele morrer.
Quando uma pessoa inicia um PGBL ou VGBL pode atrelar a seu plano um pecúlio por morte ou invalidez. Essas opções funcionam como um seguro. No primeiro caso, quando a pessoa que paga morre, o dinheiro acumulado é dado à família. No segundo caso, se a pessoa que paga perde suas condições de trabalho, o dinheiro é entregue a ela mesma.
A forma de acúmulo de recursos destinados a aposentadoria proposto pela TRADE procura aliar a segurança da Renda Fixa, a rentabilidade dos títulos de Renda Variável, a solidez do investimento em Construção Civil e investimentos simultâneos em fundos de Previdência Privada.
Faça uma consulta com nosso Consultor de Investimentos antes de iniciar seu projeto de aposentadoria privada. Pequenas diferenças de rentabilidade mensal podem gerar enormes ganhos nos valores futuros.