O sistema de franquias, devido ao grande número de redes hoje espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, é familiar a todos nós.

Esse modelo se caracteriza pela existência de um contrato, no qual uma empresa, detentora de uma marca ou patente (franqueador), utiliza o sistema de franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros (franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido ou testado por ela. Para reproduzir corretamente o modelo e se beneficiar de um negócio experimentado e bem-sucedido, o franqueado deverá receber orientação para a instalação e operação da unidade franqueada, mantendo o padrão exigido e remunerando a franqueadora pela concessão dos direitos e pela transferência desses conhecimentos.

Rentabilidade

O retorno do valor investido em uma franquia bem como a taxa de rentabilidade depende de vários fatores e seu prazo de retorno pode variar. Geralmente, a conta é feita sobre o investimento inicial e os resultados projetados para a operação durante um certo horizonte de tempo.

O estudo completo sobre a rentabilidade se dá pela análise geral de um negócio formal, ou seja, pelas técnicas utilizadas para se avaliar uma atividade empresarial.

Os principais aspectos a serem analisados são:

  • Mercado consumidor
  •  Custos de operação
  •  Concorrência
  •  Fluxos de caixa
  •  Custos de oportunidade
  •  Prazo médio de retorno (Pay Back)
  •  Taxa interna de retorno (TIR)
  •  Valor presente líquido (VPL)

Apesar do Franqueado ter acesso a um negócio já formatado pelo Franqueador, sempre haverá um certo risco devido a questões mercadológicas, de gestão e aspectos macroeconômicos em geral.

Além dos serviços de análise de atratividade econômica e de rentabilidade a TRADE disponibiliza consultoria e treinamentos em Gestão Empresarial direcionada a operação de franquias.