Fundo de Investimento é uma modalidade de investimento coletivo onde cada investidor adquire uma Cota de Participação no Fundo.
É uma estrutura formal que reúne recursos financeiros de diversos investidores para investimento conjunto. O fundo é criado por um administrador, usualmente uma instituição financeira, que formalmente o constitui e define os seus objetivos, políticas de investimento, as categorias de ativos financeiros em que poderá investir, taxas que cobrará pelos serviços e outras regras gerais de participação e organização. Todas essas informações são reunidas em um documento, o Regulamento do Fundo. Em seguida, o fundo é aberto para aplicações.
A soma dos recursos aplicados pelos investidores forma o patrimônio do fundo, que por sua vez é dividido em cotas. Portanto, quando um investidor realiza o investimento, ele está adquirindo cotas do fundo na proporção do capital aplicado.
O fundo investirá os recursos de seus cotistas nos mercados financeiro e de capitais, por intermédio de um profissional especializado, o Gestor da Carteira, que pode ser o próprio administrador ou um terceiro contratado.
Os fundos de investimento normalmente são diversificados, podendo conter em sua carteira de investimentos tanto títulos de Renda Fixa quanto de Renda Variável. Entretanto, há fundos que destinam os recursos somente em Renda Fixa ou Renda Variável e outros que investem os recursos dos cotistas em Renda Fixa, Renda Variável, Imóveis e em outros Fundos de Investimento (Fundos Multimercado).
Alguns fundos e suas rentabilidades até 15/08/2018 (Fonte: Ranking de Fundos Infomoney):
- SANTANDER FUNDO DE INVESTIMENTO COLABORADORES MAGAZINE LUIZA AÇÕES > Valorização de 364,02 % em 24 meses (Fundo de Ações)
- BB AÇÕES VALE FUNDO DE INVESTIMENTO > Valorização de 227,61 %em 24 meses (Fundo de Ações)
- SAFRA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DA VALE > Valorização de 215,56 %em 24 meses (Fundo de Ações)
- VERSA LONG BIASED FI MULTIMERCADO > Valorização de 526,35 %em 24 meses (Fundo Multimercado)
- LOGOS II FICFI > Valorização de 74,45 %em 24 meses (Fundo Multimercado)