Investimentos em Renda Fixa são aqueles caracterizados por entregarem rentabilidade pré-determinada no momento da aplicação. Ou seja, o investidor sabe quanto seu investimento irá render ao longo do período de aplicação.
Trata-se de um mercado que apresenta grande crescimento no Brasil. Alguns produtos entregam rentabilidade superior a tradicional Poupança e com grau de segurança considerado muito confiável. Há títulos de Renda Fixa, por exemplo, que rendem 100,00 % a mais que a Poupança. Alguns outros possuem a vantagem de serem isentos de Imposto de Renda.
Enquadram-se na modalidade Renda Fixa: CDB, o RDB, as LCI, LCA, LF, CRI, CRA, Debêntures e Títulos do Tesouro Direto.
Entretanto, não é tão fácil a escolha de um título de Renda Fixa, tendo em vista a diversidade de títulos disponíveis para investimento. Estes títulos possuem diferentes níveis de liquidez, de rentabilidade, de garantias e condições de resgate. Podem ser emitidos por bancos, fundos de investimento, empresas nacionais e estrangeiras, o Governo Federal brasileiro e Governos de outros países.
Alguns títulos de Renda Fixa possuem a garantia do FGC: fundo que garante a restituição ao investidor de até R$ 250 mil em caso de inadimplência do emissor.
Este mercado cresceu muito nos últimos anos e hoje atinge mais de três milhões de investidores e movimenta mais de R$ 2 trilhões no Brasil.
Para quem emite esse título é uma forma de captar recursos e financiar seus projetos ou negócios, gerando mais oportunidades para nosso País. Para quem investe, é uma forma segura de acumular recursos para realização de um projeto de vida: compra de uma casa, de uma propriedade rural ou garantia de uma boa renda na aposentadoria.