A estabilização da economia nacional ocorrida com o sucesso do Plano Real em 1994 constituiu indubitavelmente um importante estímulo para a previdência privada, na medida em que criou condições favoráveis para o planejamento financeiro de longo prazo.

Este marco da história econômica brasileira criou os fundamentos para o desenvolvimento do mercado financeiro de forma estruturada e a possibilidade de as pessoas aplicarem suas poupanças em instrumentos financeiros com vistas a aposentadoria.

Agora, já em 2017, está claro que a previdência pública não tem condições de suprir as necessidades de renda de aposentadoria dos indivíduos de classe média. A experiência internacional nos ensina que a previdência pública deve funcionar como uma rede de proteção social, assegurando condições dignas de aposentadoria para as camadas de menor renda da população.

Desta forma, e conforme as medidas propostas atualmente para a Reforma Previdenciária, as taxas de reposição que a previdência pública poderá oferecer para indivíduos com rendimento superiores terá de ser necessariamente baixa, estimulando-os a buscar na previdência privada a complementação para garantir o padrão de vida almejado.

Entretanto, um dos maiores obstáculos a expansão da previdência privada é justamente a falta de conhecimento da população acerca dos produtos oferecidos. Junta-se a isso o relativo grau de complexidade de alguns destes produtos: a estrutura das comissões cobradas pelos fornecedores, o tratamento tributário incidente e as formas de acesso aos benefícios. O esforço educacional constitui, portanto, uma das medidas de maior alcance para o crescimento do sistema complementar de previdência.

Fique atento. Procure se preparar o quanto antes.

Se você pensa em deixar para iniciar seu plano de aposentadoria quando o dinheiro estiver sobrando, esqueça. Dificilmente você conseguirá obter a renda necessária para um padrão de vida igual ou superior ao de hoje quando se aposentar. Desta forma, quanto mais cedo você iniciar seu projeto de aposentadoria, maior benefício poderá auferir do montante de recursos acumulados até a sua aposentadoria.

A regra básica é a seguinte: mais importante que poupar muito, é poupar sempre e com regularidade. Os benefícios dos juros compostos fazem muita diferença quando se tem um horizonte de prazo razoável para se poupar.

A TRADE poderá te auxiliar nesta importante, se não a mais importante, decisão de sua vida.