7 passos para o orçamento familiar virar um hábito

Posted by admin

Não consegue guardar dinheiro e sempre gasta mais do que recebe? Veja a seguir um passo a passo para organizar suas finanças e enriquecer.

Você não conhece pessoas que têm um salário apenas razoável, mas que, mesmo assim, nunca estão apertadas com dinheiro? O que diferencia esses brasileiros de outros que estão sempre enrolados com o cheque especial ou atolados em dívidas é, principalmente o planejamento financeiro. A capacidade de definir prioridades e sempre tentar dar o melhor uso para o próprio dinheiro faz com que as pessoas tenham o suficiente para comprar o que realmente necessitem e consigam ainda poupar um pouco para tempos mais difíceis. Mas como fazer o planejamento financeiro? Veja abaixo, passo a passo, como começar a colocar suas finanças em dia:

1 – Convencimento pessoal: a primeira etapa é convencer a si mesmo sobre a importância de colocar a casa em ordem. Se você quer realizar sonhos que dependem de sua capacidade de juntar dinheiro, então pare de acreditar que a Mega Sena é a única solução e comece, aos poucos, a cortar gastos desnecessários.

2 – Defina seus objetivos: nessa etapa é importante entender o que você precisa para ser feliz. Ninguém tem dinheiro para comprar tudo que vê na frente. Então faça suas escolhas. Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo, como, por exemplo, uma viagem de férias, um carro e um imóvel, respectivamente. Saber exatamente o que você quer vai lhe ajudar a ter força para economizar.

3 – Seja disciplinado e adote os hábitos corretos: chegou a hora de partir para a ação. Depois que você definiu o que precisa e o que não precisa, comece realmente a cortar gastos desnecessários. Você quer viajar para os EUA no final do ano, mas, para isso, pode ser necessário deixar de sair algumas noites para jantar fora. Aprenda a cozinhar bem em casa, por exemplo, e você verá como pode economizar dinheiro sem abrir mão de bons jantares. Isso vale para qualquer coisa que você considere que ficou caro demais.

4 – Estude finanças: pessoas que sabem fazer contas estão menos suscetíveis a cair em armadilhas financeiras. Quem entende como funcionam os juros do cartão de crédito, por exemplo, nunca vai parcelar o pagamento de uma fatura porque sabe que as taxas cobradas pelo banco costumam ser abusivas, superando 200% ou 300% ao ano.

5 – Envolva a família: quem tem mulher ou filhos deve explicar para toda a família como é o processo de decisão financeira, quais os objetivos e o que é preciso ser feito para chegar lá. Quando a família toda participa e se engaja nos mesmos objetivos, fica muito mais fácil atingir as metas.

6 – Use os investimentos a seu favor: depois que você já tiver quitado todas a dívidas e começado a poupar algum dinheiro, invista com sabedoria. Conseguir a maior remuneração possível para seu dinheiro vai ajudá-lo a conquistar o que quer com menos sacrifício. Só tome cuidado para não correr riscos desnecessários ou elevados demais que podem comprometer a rentabilidade de seu portfólio.

7 – Só compre o que está barato: seja na ida semanal ao supermercado ou na hora de fechar a aquisição de um imóvel para a família, só compre o que está barato. Sempre há coisas que estão com o preço justo. Então dê preferência a elas e não faça loucuras.

Deixe uma resposta