5 dicas para falar com seu filho sobre dinheiro

Posted by admin
Category:

com as coisas que têm do que com os valores que defende. Não existe uma hora mais indicada para começar a conversar sobre o assunto com os filhos. As lições devem ser passadas sempre que houver uma oportunidade. Algumas dicas comuns de especialistas em educação financeira e pedagogos são:

1 – Não faça todas as vontades do seu filho. Se ele quer um presente, não compre logo na primeira vez que ele pedir. Deixe a criança falar diversas vezes que deseja alguma coisa para só então comprá-la. Os filhos não podem ganhar tudo fácil porque começam a achar que têm direito a tudo e não desenvolvem o excelente hábito de correr atrás da realização dos sonhos. Exercitar a paciência dos pequenos também é importante. Pesquisas já demonstraram que crianças que sabem lidar melhor com os dissabores momentâneos da vida são mais bem-sucedidas quando se tornam adultas. Uma forma de exercitar a paciência é dizer ao filho que ele vai ganhar o presente desejado só no aniversário ou no Natal, por exemplo.

2 – Não remunere o filho por qualquer coisa. Se seu filho arrumar a cama ou lavar a louça como outras pessoas da casa, ele também não merece ganhar dinheiro por isso. Só estimule seu filho a trabalhar em troca de dinheiro no caso de serviços que seriam remunerados se fossem contratados, como lavar o carro ou aparar a grama. Em relação à mesada, ele é uma forma de ensinar os filhos a tomar decisões sozinho. Procure inicialmente dar pouco dinheiro a cada semana. Crianças mais novas não sabem fazer o dinheiro durar o mês inteiro e gastam tudo logo no começo. Dê orientação para o filho sobre como gastar o dinheiro e vá aumentando os valores e a periodicidade à medida em que ele for ficando mais responsável.

3 – Explique para seu filho a importância de gastar bem. Compartilhe com os filhos seus próprios sonhos e ambições e mostre que, para atingir aqueles objetivos, será necessário abrir mão de outras coisas. Faça ele mesmo exercitar essa postura. Antes de ir ao supermercado, diga que ele poderá comprar apenas duas guloseimas. Se ele escolher o que quer antes de chegar na loja, melhor ainda. Quando chegar lá, compre só o que ele escolheu e diga “não” se ele pedir outras bobagens. Também não entre na besteira de competir com os pais dos amigos dele. Não é porque um colega de escola ganhou um iPhone 6S que seu filho precisa ter um iPhone 7. Os filhos precisam aprender desde cedo que ter é menos importante do que ser. Não deixe ele entrar no jogo do consumismo e se esforce para ensinar valores – e não para comprar tudo que ele peça.

4 – Resista às pressões. Crianças têm o péssimo hábito de tentar constranger os pais quando são contrariadas. Que filho nunca se jogou no chão e começou a chorar quando ouviu “não”? Evite brigar com seu filho nessas situações. Levante ele do chão, dê um abraço nele e diga que ele não vai ganhar nada se continuar agindo dessa maneira. Amar e educar não é atender todas as vontades.

5 – Dê o exemplo. Não adianta dizer para seu filho que é importante não gastar dinheiro com bobagens e em seguida ir ao shopping e comprar um monte de roupas para você mesmo que raramente serão usadas. Se você quer que seu filho tenha dinheiro quando crescer, pense nos exemplos que está dando para ele. Quando você tentar ensinar a ele algo, sua credibilidade será muito maior.

Deixe uma resposta